Vamos brincar ao ar livre? Ideias para você e seus filhos
Vamos brincar ao ar livre? Ideias para você e seus filhos

Pular corda, jogar amarelinha, empinar pipa. Nada disso anima muito seu filho? Em tempos de iPod, iPad – itudo mais -, tá difícil motivar a garotada a curtir brincadeiras de criança, na rua, com simplicidade e pouca tecnologia.

Mesmo assim, pais que se preocupam com seus filhos devem incentivar as brincadeiras ao ar livre, que estimulam a criatividade e a interação com pessoas, bichos, natureza, coisas que molham e sujam, jogos onde se ganha e se perde – e sem botão de restart.

O mundo digital é altamente sedutor para filhos e pais – ai como é bom quando eles ficam quietinhos assistindo desenhos no YouTube -, mas as vivências no mundo real são fundamentais para a formação de cidadãos capazes de lidar com suas emoções, com regras e perdas.

Listamos nesse post algumas brincadeiras que podem ajudar você a divertir as crianças ao ar livre, resgatar o gosto pela aventura, o respeito pela natureza e, assim, passar valores importantes.

Você pode brincar no quintal, no parque perto de casa, na praia. Depois, se seu filho curtir, você pode passar para o estágio 2 – viajar para destinos como Brotas onde é possível curtir aventuras de verdade no rio, no mato, nas árvores. Vamos brincar?

Acampamento – Sabe aquela barraca que seu filho insiste em montar no meio da sala? Monte no quintal, prepare alguns lanches, leve uma lanterna para sair de lá só quando a noite chegar – ou dormir até o dia seguinte.

Pic-nic – Junte pães e frutas, sucos, bolos e leve tudo para um lugar verde e bonito. Leve também bola, bicicleta, peteca – iPhone só se for pra tirar fotos ou colocar uma música legal, combinado?

Andar de bicicleta – Primeiro passo para esta brincadeira dar certo – arrume a sua bicicleta velha para acompanhar seu filho. Fica difícil incentivar a prática de esportes se você for um bola murcha, né?

Queimada – Por falar em bola, lembra dessa? É fácil e dá pra entreter crianças de idades diferentes, pois não requer tanta habilidade com a gorduchinha. Divida a turma em dois times e tente queimar o adversário com a bola. Quem se queima vai pro morto, que também pode queimar… Essa deu saudade!

Cozinhar – Crianças fazem a maior sujeira na cozinha, mas quem disse que cozinhar tem que ser ao lado fogão? Leve os ingredientes para um local amplo e arejado e deixe as crianças à vontade para fazer aquele bolo que eles adoram.

Ateliê – Você detesta canetinhas, guache, cola colorida e tudo o que possa sujar seu sofá? Desencane pelo menos no fim de semana, espalhe papéis pelo chão e parede da varanda, e deixe a criançada rabiscar à vontade.

Cuidar das plantas – Vai molhar, vai levar um pouco mais de tempo, mas não perca a oportunidade de ensinar seu filho a cuidar das plantas e a fazer uso da água de forma responsável.

Veja mais idéias nos sites e blogs que a gente encontrou por aí e ajude suas crianças a viver uma infância mais real e legal:

http://www.jogosbrincadeiras.com.br/2009/06/brincadeiras-ao-ar-livre-parte-14.html

http://espacompartilhado.blogspot.com.br/2009/02/brincadeiras-ao-ar-livre.html

Compartilhe