Cadeirante voa na tirolesa de Brotas
Cadeirante voa na tirolesa de Brotas

Quase todas as aventuras praticadas em Brotas podem ser adaptadas para permitir que deficientes físicos também vivenciem momentos inesquecíveis na natureza.

A EcoAção foi pioneira em Brotas no atendimento a este público. Arvorismo, Rapel, Rafting – quase todas as aventuras operadas pela EcoAção já receberam deficientes físicos ou portadores de necessidades especiais.

Dadá Moreira, do portal Aventura Especial, e o Dr. Marco Guedes, traumatologista e ortopedista especializado na reabilitação de amputados, estiveram diversas vezes na agência, orientando nossos condutores, testando a segurança das atividades e dando sugestões de melhorias.

As técnicas variam de acordo com a deficiência do praticante. Recentemente, o Parque Aventurah! Brotas recebeu uma cliente especial na Tirolesa Aquática. A atividade oferece um obstáculo a mais para cadeirantes: a plataforma de lançamento da tirolesa fica a 10 metros do solo. Para chegar até lá, a cadeirante precisa ser içada por cordas. Sistemas de redução permitem que os condutores que estão embaixo levem o deficiente com segurança até a plataforma.

Lá em cima, os ajustes de cadeirinha também são diferentes, para compensar a diferença de peso entre tronco e pernas. Livre da cadeira de rodas, a participante que não pode andar consegue então… voar, sentir o vento no rosto, lançar seu corpo no ar e mergulhar no lago. Uma experiência libertadora para quem vive e inspiradora para quem assiste. :-)

 

Compartilhe