Hora do Planeta: vamos apagar as luzes?
Hora do Planeta: vamos apagar as luzes?

O próximo sábado, dia 29, é o dia de apagar as luzes pelo planeta.

A “Hora do Planeta” acontece das 20h30 as 21h30, no seu fuso horário local. O movimento global liderado pela WWF une as pessoas para celebrarem um compromisso com o planeta e tem como objetivo incentivar comunidades do mundo todo a compartilhar as oportunidades e os desafios da criação de um mundo sustentável.

Em 2013, mais de 7 mil cidades, 153 países e centenas de milhões de pessoas deixaram suas luzes apagadas por uma hora.

Junte-se ao movimento de verdade: apague as luzes de casa, promova um jantar a luz de velas, converse com as crianças sobre o movimento e pactue ações por um futuro melhor. Aliás, na conversa com as crianças, o Homem Aranha, embaixador do movimento em 2014, pode ajudar :-)

Assista o vídeo da Hora do Planeta e inspire-se:

Dicas ecológicas

De acordo com dados da própria WWF, estamos consumindo um planeta e meio para manter a vida na Terra.

Apagar as luzes por uma hora é apenas o começo. Precisamos adotar novas atitudes para gastar menos, reciclar mais, consumir com consciência.

Confira 10 dicas ecológicas para aplicar no seu dia-a-dia:

As dicas parecem óbvias, mas será que você aplica pelo menos 3 delas?

Veja o que você já faz e o que ainda pode fazer para preservar o meio ambiente:

1) Trocar lâmpadas amarelas por fluorescentes ou brancas – a economia pode chegar a 80%.

2) Pintar o telhado de cor clara – estudos afirmam que a medida diminui a emissão de calor para a atmosfera.

3) Escolha bem seus eletrodomésticos, preferindos os de classificação A (mais econômicos) aos E (menos econômicos).

4) Desligar aparelhos que não estão em uso – sgeundo o Procel, 12 % do consumo doméstico vem de aparalhos ligados em modo standby.

5) Xixi no banho – pode parecer estranho mas deixar de usar a descarga uma vez ao dia pode ajudar já que gastamos, em média 120 litros por dia com isso.

6) Se você usa chuveiro elétrico, prefira o modo verão. Fechar a torneira ao se ensaboar parece radical, mas você já parou pra pensar quanta água vai pelo ralo enquanto você usa o sabonete?

7) Trocar o elevador pelas escadas sempre que possível – se você fica cansado só de pensar nisso, use as escadas sempre que for descer e o elevador só para subir, que tal?

8) Separe seu lixo para a rciclagem

9) Troque o carro pela bicicleta ou ande a pé de vez em quando – vai fazer bem para o planeta e para você!

10) Evite o desperdício – quanto mais você compra, mais lixo você gera e mais recursos são utilizados da natureza para alimentar esta cadeia de consumo. Compre só o que você precisa.

Brotas e o meio ambiente

município verde azul

 

Pra quem ainda não sabe, Brotas é a 8ª cidade no ranking do programa “Município Verde Azul”.

O município conquistou 90 pontos em uma avaliação que verificou o desempenho nos quesitos: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

Se você mora em Brotas ou estará na cidade no próximo sábado, participe da Hora do Planeta para fazer jus à conquista da nossa cidade. 

Compartilhe