Semana sem Telas em Brotas – vamos curtir a natureza?
Semana sem Telas em Brotas – vamos curtir a natureza?

semana_sem_telas

A Semana Sem Telas é uma iniciativa da ONG Alana, que convida crianças, famílias, escolas e comunidades a desligarem suas tvs e computadores durante uma semana e “se ligarem” em outras atividades como contar histórias, desenhar, tocar instrumentos, curtir a natureza (e, porque não, fazer passeios em Brotas?)

Antes da invasão dos notebooks, ipads e celulares, o evento se chamava Semana Desligue a TV. O nome mudou para Semana sem Telas, mas a proposta continua a mesma: ser o ponto de partida para um novo estilo de vida. A ONG dá 101 idéias de atividades para que pais e professores orientem filhos e alunos a brincar – destacamos em amarelo as que você pode curtir em Brotas no Feriado 1º de Maio!

Porque desligar

Estudos apontam que as crianças de hoje chegam a passar 5 horas em frente as telas – uma atividade passiva, que proporciona pouca interação com familiares e amigos, poucas vivências. A Semana Sem Telas propõe uma mudança neste comportamento, para que elas sejam mais felizes e saudáveis experimentando outras opções de lazer.

Uma frase no site da Alana exprime bem o espírito da iniciativa: “Se conversar, enviar mensagens e checar seu email do trabalho estiver interferindo com o tempo que deveria ser dedicado à família (incluindo refeições), é porque está na hora de repensar a maneira como você vem usando essas ferramentas.”

101 atividades para crianças

Compartilhe